Rafa vou te criticar para poder te ajudar.... não confunda as coisas por favor...
Seu aqua esta muito estranho....."pronto falei"
ele não ta com cara de "nada"..... desculpe mas não tem "cara" de "nada"..

... não vejo um plantado vejo um monte de "mato"... velho para tudo.... tente me entender..... volte na foto anterior grave a foto dele na sua mente e feche os olhos agora imagine estas plantas bem grandes.... ja espalhadas... o que parece? "NADA"o aqua nunca tera forma.... mude algumas ideias....

Que tal juntar todas as pedras no lado esquerdo com as menores a frente ate formar uma sensação de certo aclive? (não encoste as vidro traseiro)

Bom atrás destas pedrinhas você poderia deixar a rotala rotundifolha com a walich todas juntas e agrupadas (vc terá uma pequena ilha)

Pegue um acrílico ou como o pessoal ta fazendo na net pega um raio-x antigo e faz um tratamento (procura no forumaquario , Aqol e Era) e pode usar cortado em placas de 3-4 cm de largura para separar as raízes e os runners assim você manterá seu tapete de glossos separado do tapete de mínimas...

Pegue o “divisor de raízes” que você fez e feche um triangulo com os vidros no lado direito (enterre como se separasse os lados) do aquário coloque às mínimas por lá... Detalhe separe nó por nó deixe todos sozinhos em pouco tempo terá muito mais mudas de mínimas.... ahhh antes de plantar as mínimas reserve algumas poucas .... Você já vai usar no acabamento...

Pegue as glossos e mais uma vez, separe nó por nó e plante na área livre que restou... Pro acabamento coloque bem juntinho das pedras as mudas de mínimas que vc tinha separado..

Pronto agora você tem um aquário plantado entendeu o que falei... Quando não via nada? é estranho.... Pacas...Agora que você viajou comigo na montagem de um plantado viaje sozinho com sua mente e mude este aquário...

Olhe paisagens e imagine como copiar.... Sempre busque inspiração na nossa realidade... Na tranqüilidade dos jardins japoneses.... No caos que é a floresta... Imagine sempre que uma imagem que nos agrada de ver é aquela que nos conta uma historia que tenha caminho pro onde nossa mente possa viajar...
Espero ter ajudado.... Caso não tenha me entendido, entenderei. :( .. Mas fico triste por isso.
Abraços de um
amigo que te respeita,